Samu do DF ganha centro moderno no Guará para reforçar treinamento de socorristas

Com investimento de R$ 575 mil, Núcleo de Educação em Urgência foi reformado para ampliar capacitação, simulações realísticas e preparo das equipes que atuam nas ruas do Distrito Federal.


Samu do DF ganha centro moderno no Guará para reforçar treinamento de socorristas Novo centro de treinamento do Samu no Guará reforça capacitação de equipes que atuam em atendimentos de urgência no DF.

O atendimento de emergência no Distrito Federal ganhou um reforço importante nesta terça-feira (23). O Governo do Distrito Federal entregou a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, localizado no Guará, com a proposta de melhorar a formação dos profissionais que atuam diretamente no socorro às vítimas nas ruas.

A nova estrutura funciona no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde do DF e recebeu investimento de R$ 575 mil. O espaço passou por reforma nos ambientes internos, ganhou novos pisos, divisórias em drywall, banheiros recuperados, aparelhos de ar-condicionado, auditório ampliado, sala de reuniões, área para instrutores, copa e espaço de convivência para os servidores.

Na prática, a entrega vai além de uma obra física. O centro é responsável por preparar equipes que precisam tomar decisões rápidas em situações de alta pressão, como acidentes, mal súbito, crises respiratórias, traumas e outras ocorrências em que cada minuto pode fazer diferença. Segundo dados oficiais, apenas no primeiro trimestre deste ano o Samu realizou 83.925 atendimentos no Distrito Federal.

O NEU existe desde 2006 e tem papel estratégico na capacitação contínua dos profissionais de saúde. O núcleo também desenvolve projetos de pesquisa e abriga o Samuzinho, iniciativa voltada a ensinar noções básicas de primeiros socorros a estudantes e orientar a população sobre o uso correto do serviço de emergência.

Com a reforma, o espaço passa a oferecer melhores condições para aulas teóricas, treinamentos práticos e simulações realísticas. Esse tipo de capacitação é essencial porque aproxima os servidores de situações semelhantes às enfrentadas nas ruas, permitindo que equipes treinem condutas, comunicação, tomada de decisão e integração durante ocorrências complexas.

A governadora Celina Leão participou da entrega e destacou a importância da qualificação dos servidores para melhorar o atendimento à população. O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, também reforçou que a rotina do Samu exige treinamento permanente, já que os profissionais lidam diariamente com situações de urgência e emergência.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.