Giselle Ferreira vai ao Vozes da Comunidade detalhar programas sociais que atendem milhares de famílias no DF

Secretária de Desenvolvimento Social participa ao vivo nesta sexta-feira (17), às 10h, para falar sobre combate à pobreza, segurança alimentar, atendimento nos CRAS e os principais desafios da assistência social


Giselle Ferreira vai ao Vozes da Comunidade detalhar programas sociais que atendem milhares de famílias no DF

A secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Giselle Ferreira, será a convidada do programa Vozes da Comunidade nesta sexta-feira, 17 de julho, a partir das 10h. A entrevista será comandada pelo jornalista Toni Duarte e terá como foco as políticas públicas destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social na capital federal.

Durante o programa, Giselle Ferreira deverá apresentar os resultados, os desafios e as prioridades da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, a Sedes-DF. A conversa também abrirá espaço para esclarecer como funcionam programas como o DF Social, o Cartão Gás e o Cartão Prato Cheio, além dos critérios de acesso aos benefícios.

Professora de carreira da rede pública de ensino, Giselle Ferreira está à frente de uma das áreas mais sensíveis da administração pública. A Sedes é responsável por coordenar a proteção social, o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social e diferentes ações de transferência de renda e segurança alimentar no Distrito Federal.

A dimensão desse trabalho aparece nos números. Somente em 2025, os Centros de Referência de Assistência Social atenderam 205.337 famílias. Atualmente, a rede pública conta com 32 unidades de CRAS, responsáveis por orientar moradores, atualizar cadastros, identificar situações de vulnerabilidade e encaminhar cidadãos para benefícios e serviços sociais.

Os programas de transferência de renda também alcançam uma parcela expressiva da população. O DF Social paga mensalmente R$ 150 a aproximadamente 70 mil famílias que atendem aos critérios de renda e inscrição no Cadastro Único. Já o Cartão Gás atende cerca de 70 mil beneficiários com o pagamento bimestral de R$ 100 para a compra do botijão de gás de cozinha.

Na área de segurança alimentar, o Cartão Prato Cheio foi ampliado para atender cerca de 130 mil famílias. O benefício disponibiliza crédito para a compra de alimentos e passou a contar com um ciclo de 18 parcelas, reforçando a política de enfrentamento à fome e à insegurança alimentar no Distrito Federal.

Mais do que apresentar números, a entrevista deverá mostrar como essas políticas chegam às regiões administrativas e quais medidas estão sendo adotadas para reduzir filas, facilitar o acesso aos benefícios e ampliar a presença do poder público nos territórios mais vulneráveis.

Entre os temas que devem ser abordados estão o fortalecimento dos CRAS, a atualização do Cadastro Único, os critérios de inclusão nos programas, a proteção de crianças, idosos e pessoas em situação de rua, além das estratégias para garantir que os recursos públicos cheguem efetivamente a quem mais precisa.

O encontro também será uma oportunidade para a população conhecer melhor o funcionamento da assistência social e entender que benefícios como o Prato Cheio e o DF Social fazem parte de uma rede mais ampla de proteção. O objetivo não é apenas oferecer auxílio financeiro emergencial, mas criar condições para que as famílias recuperem autonomia, segurança alimentar e dignidade.

Comandado pelo jornalista Toni Duarte, o Vozes da Comunidade vai ao ar ao vivo todas as sextas-feiras, a partir das 10h, pelo canal do programa no YouTube. A transmissão também é retransmitida por emissoras de rádio do Distrito Federal e das cidades do Entorno.

Serviço

Programa: Vozes da Comunidade
Convidada: Giselle Ferreira, secretária de Desenvolvimento Social do DF
Data: Sexta-feira, 17 de julho
Horário: 10h
Apresentação: Jornalista Toni Duarte
Transmissão: Ao vivo pelo YouTube e por emissoras de rádio do DF e do Entorno




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.