Celina Leão usa homenagem aos 217 anos da PMDF para reforçar discurso de valorização da segurança no DF

Celina reforça valorização da PMDF e destaca queda da violência no DF.


Celina Leão usa homenagem aos 217 anos da PMDF para reforçar discurso de valorização da segurança no DF Celina Leão: "Temos hoje os melhores números da série histórica no combate à violência. Isso se deve, em grande parte, ao policiamento ostensivo da Polícia Militar e à integração entre todas as forças de segurança" | Fotos: Paulo H. Carvalho/A

A governadora Celina Leão participou, nesta segunda-feira (11), de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 217 anos da Polícia Militar do Distrito Federal. O ato, realizado no Plenário Ulysses Guimarães, também serviu como vitrine para o GDF defender os investimentos feitos na corporação, em meio à cobrança constante por mais efetivo, valorização salarial e presença policial nas ruas.

Segundo o governo, mais de 5 mil policiais militares foram nomeados desde 2019. Celina afirmou que, hoje, “a cada três policiais, um foi contratado” pela atual gestão. A governadora também citou dois reajustes salariais, investimentos em equipamentos, estrutura e tecnologia, incluindo o projeto de monitoramento 360.

A homenagem foi proposta pelos deputados federais Alberto Fraga e Bia Kicis. Durante a cerimônia, Celina defendeu que os resultados recentes da segurança pública no DF têm relação direta com o policiamento ostensivo da PMDF e a integração entre as forças de segurança.

A solenidade também reforçou o peso histórico da corporação. A origem da PMDF remonta a 13 de maio de 1809, com a criação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte do Rio de Janeiro. O nome Polícia Militar do Distrito Federal passou a ser adotado oficialmente em 1920.

O comandante-geral da PMDF, coronel Rômulo Flávio Mendonça Palhares, afirmou que a corporação “vive para Brasília” e destacou o compromisso dos policiais militares com a segurança da população.

Além da homenagem, o evento teve forte leitura política. Segurança pública é uma das principais bandeiras do governo Celina Leão e deve permanecer no centro do debate público no DF, especialmente diante da pressão por novas convocações, promoções e ampliação do efetivo.

Dados apresentados pelo GDF indicam que, em abril, a PMDF lançou a Operação Brasília Mais Segura, com reforço de mais de 1,2 mil policiais no policiamento ostensivo. No mesmo mês, foram registradas 652 promoções na corporação, sendo 287 de oficiais e 365 de praças.

O governo também destacou queda nos homicídios. Em fevereiro de 2026, o DF registrou cinco homicídios, o menor número para o mês desde o início da série histórica, em 1977. No primeiro bimestre, foram 21 homicídios, contra 37 no mesmo período de 2025, redução de 43,2%.

A mensage política deixada pela solenidade foi clara: ao celebrar os 217 anos da PMDF, Celina Leão buscou associar sua gestão à valorização da tropa e à melhora dos indicadores de segurança. O desafio, daqui para frente, será transformar o discurso de reconhecimento em continuidade de investimentos, convocação de novos policiais e respostas concretas às demandas da categoria.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.